REVISAO OPTOMÉTRICA
- Exame com um biomicroscópio para avaliar a sua saúde ocular, o estado do filme lacrimal.
- Retinografia: A retinografia serve para efetuar o diagnóstico ou proceder ao acompanhamento de algumas doenças dos olhos. As principais indicações da retinografia prendem-se com o diagnóstico de algumas patologias que podem afetar a retina e o nervo ótico, nomeadamente, a retinopatia diabética, o glaucoma, a degeneração macular, oclusões vasculares da retina, estudo do nervo ótico ou de outras distrofias retinianas, estudo de tumores oculares, entre outras.
- Análise optométrica de acordo com as necessidades e idade de cada paciente. As habilidades visuais que podem afetar seu bem-estar visual, como convergência, divergência, acomodação, estereopsia e visão das cores são valorizadas.
- Tonometria para controlo da pressão intraocular.
- Topografia da córnea para detectar qualquer alteração da superfície ocular.
A OMS recomenda fazer um check-up oftalmológico completo antes dos quatro anos de idade para detectar qualquer patologia e, em seguida, realizar check-ups anuais para detectar alterações visuais que possam afetar a visão da criança. É por isso que acompanhamos os seus filhos neste processo.
- Dificuldade em ler ou aprender, má compreensão de leitura.
- Observação de desvios oculares.
- Constantemente esfrega os olhos.
- Aproxima-se demasiado em tarefas de visão de perto ou quando vê televisão.
- Falta de concentração numa tarefa prolongada.
- Com lentes desfocadas periféricas específicas desenvolvidas para diminuir o crescimento axial do olho.
- Com lentes de contacto macias ou mensais para os mais ativos com desenhos específicos para conter a progressão da miopia.
- Com lentes para controle de miopia.
- Com lentes para astigmatismo irregulares (Queratocone) lentes esclerais.
A Contactologia é uma especialidade da Optometria que tem por objectivo a adaptação da lente de contacto mais adequada em função dos resultados do exame optométrico.
A prática da contactologia consiste em adaptar uma lente de contacto na superfície ocular, tornando-a confortável e capaz de proporcionar uma adequada compensação óptica, durante o tempo necessário, sem prejudicar a saúde ocular a curto, médio e longo prazo.
É tarefa do Optometrista determinar qual a lente apropriada para cada paciente, em função das condições que apresenta, sintomas, sinais
oculares e resultados do exame refrativo.
Corretamente desenhada e adaptada, uma lente de contacto compensa ametropias, irregularidades corneais e determinadas disfunções binoculares. Para além das lentes de contacto mais comuns (materiais mais moles), a contactologia inclui a adaptação de lentes de contacto para condições especiais, como patologias da córnea, graduações altas e em córneas transplantadas. É o caso das lentes semirrígidas, híbridas e esclerais.